Mediunidade na Umbanda

 OS TIPOS MAIS COMUNS DE MEDIUNIDADE                                           

          A vibração de uma entidade, toma conta de todo o seu corpo.  A sintonia é mental e pode produzir uma incorporação parcial ou uma integral.

          Na incorporação parcial, o médium fica consciente, isto é, ele sabe que está ali, sente, observa, mas não domina o corpo nem controla o raciocínio.  Perde, também, a noção de tempo e, embora tenha sido espectador de si mesmo, perde a noção de muita coisa que se passou, ao desincorporar.  Na incorporação parcial pode haver uma quebra de sintonia ocasional, o que permitirá ao médium interferir na comunicação.

          Na incorporação integral, o médium fica totalmente inconsciente, pois há uma perfeita sintonia com a vibração da entidade. Nesse caso, não há possibilidade de interferência e, ao desincorporar, o médium não vai se lembrar de nada do que se passou.

          Queremos esclarecer que a incorporação parcial é tão autêntica quanto a integral.  O único problema é o médium não interferir, procurando se isolar e deixar que a entidade atue livremente.  A esmagadora maioria dos médiuns (mais de 95%) trabalha em incorporação parcial e uma pequeníssima minoria (menos de 5%), em incorporação integral.

          Vidência: é o tipo de mediunidade que permite, àquele que a possui desenvolvida, ver as entidades, as irradiações.  Pode ser de três tipos: Direta, Intuitiva e Focalizada.

          Vidência Direta, o médium pode ver as entidades de quatro maneiras diferentes:

          1 - Na projeção, o médium vê apenas um facho de luz, uma coloração que depende da vibração atuante.  Não vê forma humana,
nem identifica a entidade.

          2 - Na parcial, o médium percebe uma forma humana ao lado de quem está trabalhando espiritualmente, mas ainda não dá uma
perfeita identificação.  Vê somente o contorno, a forma.

          3 - No acavalamento, o médium vê a entidade por cima dos ombros de outro médium.  Já percebe se é masculina ou feminina,
se é caboclo ou preto-velho ou outro falangeiro qualquer, se os cabelos são longos ou curtos, etc.  Muitos médiuns que tiveram esse tipo
de vidência afirmam, por desconhecimento, que as entidades vistas possuíam mais de dois metros de altura, não percebendo que a
entidade, vista acima dos ombros de outro médium, produziu uma falsa impressão de altura.

          4 - No encamisamento, o médium vê a entidade toda, perfeita.  Isso acontece na incorporação integral, quando a entidade toma conta do corpo de um outro médium.
 

          Na Vidência Intuitiva, o médium vê apenas com a mente.  Ele se concentra e recebe a imagem mental, por intuição.

          Na Vidência Focalizada, o médium utiliza algum objeto para a vidência, como um copo d'água ou um cristal.  As imagens aparecem no objeto de vidência.
 

          Clarividência: é o tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro.  Os clarividentes podem ver os corpos astral e mental de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais.  É um tipo de mediunidade difícil de ser encontrado.

          Audição: o médium ouve uma voz clara e nítida nos seus ouvidos e dessa forma recebe as mensagens.  Na audição, devemos ter o mesmo cuidado que temos na intuição, no que diz respeito à identificação de quem está dando a mensagem.

          Transporte: é a capacidade de visitar espiritualmente outros lugares, enquanto o corpo físico permanece repousando tranqüilamente; o espírito se desliga do corpo e vai para o espaço.  Esse transporte pode ser voluntário ou involuntário.

          No transporte voluntário, o médium se predispõe a realizá-lo.  Ele se concentra e se projeta espiritualmente a outros lugares,tomando conhecimento do que vê e do que ouve.

          O transporte involuntário ocorre durante o sono.  Todos nós nos desligamos do corpo físico durante o sono e entramos em contato com pessoas e lugares dos quais não nos recordamos ao acordar.  Às vezes, recebemos nesses transportes soluções para os nossos problemas que, mais tarde, nos parecerão idéias próprias. A respeito, diz um ditado popular: "Para a solução de um grande problema, nada melhor que uma boa noite de sono".

          Desdobramento: é um transporte em que o espírito do médium fica visível à outra pessoa.  O corpo físico fica repousando, o espírito do médium se transporta a outro ambiente e, nesse ambiente, torna-se visível.

          Psicografia: tipo de mediunidade muito comum, podendo ser Intuitiva, Semimecânica ou Mecânica.  É a capacidade de receber comunicações pela escrita.

          Psicografia Intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e as passa para o papel.  É pura intuição.

          Na Psicografia Semimecânica, o médium, à medida que vai escrevendo, vai também tomando conhecimento do que escreve. O espírito atua, simultaneamente, na mente e na mão do médium.

          Na Psicografia Mecânica, o espírito atua somente na mão do médium, que escreve sem tomar conhecimento da mensagem recebida.

          Quando, ao invés de escrever, o espírito utiliza a mão do médium para pintar, esse tipo de mediunidade é chamado de psicopictografia.

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Médium

Médium é toda pessoa que, segundo a Doutrina Espírita, tem a capacidade de se comunicar com entidades desencarnadas ou espíritos, seja pela mecânica da incorporação, pela vidência (ver), pela audiência (ouvir) ou pela psicografia (escrever movido pelos espíritos).
A Umbanda crê que o médium tem o compromisso de servir como um instrumento de guias ou entidades espirituais superiores. Para tanto, deve se preparar através do estudo, desenvolvendo a sua mediunidade, sempre prezando a elevação moral e espiritual, a aprendizagem conceitual e prática da Umbanda, respeitar os guias e orixás; ter assiduidade e compromisso com sua casa, ter caridade em seu coração, amor e fé em sua mente e espírito, e saber que a Umbanda é uma prática que deve ser vivenciada no dia-a-dia, e não apenas no terreiro.
Uma das regras básicas da umbanda é que a mediunidade não deve ser vista ou vivenciada vaidosamente como um dom ou poder maior concedido ao médium, segundo os umbandistas, mas sim como um compromisso e uma oportunidade que lhe foi dada para resgate kármico e expiação de faltas pregressas antes mesmo da pessoa reencarnar. Por isso não deve ser encarada como um fardo ou como uma forma de ganhar dinheiro, mas como uma oportunidade valiosa para praticar o bem e a caridade.
Existe médiuns que acabam distorcendo o verdadeiro papel que lhes foi dado e se envaidecem, agindo de forma leviana em suas vidas. O médium deve tangir sua vida como sendo um mensageiro de Deus, dos orixás e guias. Ter um comportamento moral e profissional dignos, ser honesto e íntegro em suas atitudes, pois do contrário acaba atraindo forças negativas, obsessores ou espíritos revoltados que vagam pelo mundo espiritual atrás de encarnados desequilibrados que estejam na mesma faixa vibracional que eles. Por isso, desenvolver a mediunidade é um processo que deve ser encarado de forma séria e regido através de um profundo estudo da religião, e seguido por conceitos morais e éticos. Ser orientado e iniciado por uma casa que pratica o bem é essencial.
As pessoas que são médiuns devem levar sempre a sério sua missão, ter muito amor e dar valor ao que fazem, tendo sempre boa-vontade nos trabalhos de seu terreiro e na vida diária.
O médium deve tomar, sempre que necessário, os banhos de descarrego adequados aos seus orixás e guias, estar pontualmente no terreiro com sua roupa sempre limpa, conversar sempre com o chefe espiritual do terreiro quando estiver com alguma dúvida, problema espiritual ou material.
Fonte: Wikipédia





Quando o individuo inicia sua caminhada em um terreiro de umbanda como médium com o dom da mediunidade de incorporação, muitas dúvidas começam a surgir. Ao iniciar seu preparo para o trabalho em favor dos irmão que buscam auxilio,ou seja, as giras, a maior dúvida talvez seja sobre estar consciente ou não.
Podemos dizer que a incosciência não abrange tantos médiuns durante o transe, e estar consciente não significa que o médium não esteja recebendo seus guias e protetores. Sabemos que muitas pessoas dificultam seu crescimento espiritual e prolongam muito seu preparo para o trabalho mediunico devido as dúvidas, pois, acreditam que somente estão preparadas para o trabalho em favor dos irmão necessitados quando perderem totalmente a consciência dos atos de seus guias e protetores.
Ressalto aqui, que poucos médiuns perdem a consciência dos atos de seus guias e protetores, mas a grande maioria manterá sua consciência ou a semi-consciência, e nem por isso deixarão de levar o auxilio necessário a quem quer que seja.
O processo de desenvolvimento ou educação das faculdades mediunicas é muito importante para que os indivíduos possam esclarecer suas duvidas, conhecerem a si próprios, aprender a identificar seus guias e protetores, sempre orientados por dirigentes que tenham conhecimento, que sejam preparados realmente para levar a doutrina umbandista, o conhecimentos aos filhos de fé, e o esclarecimento necessário para que possam crescer dentro deste caminho.
Esclarecer dúvidas com o dirigente material dos trabalhos sobre as dificuldades materiais e buscar o esclarecimento espiritual com o dirigente espiritual do terreiro a que pertence é muito importante para todos que pretendem servir a luz do Pai Oxalá, e levar a todos que buscam auxilio esse valoroso sentimento de amor, que é a grande tarefa de todos nós, umbandistas ou não.

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